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"Eles vão procurar sua turma"

A maioria dos clientes cancela o contrato por pura insatisfação.

A insatisfação é um fenômeno como outro qualquer. Portanto, é resultante de uma complexa rede de causas. Ela se manifesta sob determinadas condições e (ainda bem) desaparece quando as condições cessam ou se modificam.

Uma das causas da insatisfação é a falta de um "posicionamento" bem definido das empresas em relação ao nicho de mercado que pretendem servir.

Vou citar um exemplo:

Há um tempo eu ministrei um curso de seis dias para uma empresa num Hotel praiano.

Estavam hospedados no Hotel pelo menos 4 tipos diferentes de hóspedes:

·      Executivos da empresa que assistiam ao meu curso e outros executivos de outras empresas que estavam em diversas convenções, no mesmo Hotel;

·      Casais em Lua de Mel;

·      Famílias com crianças pequenas; e

·      350 jovens chilenos na faixa de 17 anos que vieram em excursão comemorar a formatura do 2º grau numa praia brasileira.

O "rebu" estava armado.

Depois de anos de repressão ditatorial, os jovens chilenos ganharam o direito (legal) de beber e fumar maconha livremente em seu país.

Como a moda jovem agora é usar calça caída deixando meio bumbum de fora, de preferência com o reguinho à mostra, tatuagens por todos os lados, piercing em todas as partes do corpo, cabelos esvoaçados, etc., mesmo sem você estar lá, dá para imaginar o cenário: uma média de dez comas alcoólicos por dia, médico entrando e saindo a todo instante do Hotel, garotos deitados pelo chão no Hall de entrada, bacanal em vários apartamentos, zorra até altas horas da madrugada, cheiro de maconha em todos os andares, etc.

No que diz respeito ao nosso treinamento, os equipamentos na sala estavam todos com defeito. Ora era a internet que não funcionava; ora era o microfone que pifava, ora era o computador que dava pane, etc.

Os atendentes ficavam que nem barata tonta sem saber a quem atender primeiro.

Na hora do almoço e do jantar era um verdadeiro "salve-se quem puder".

Os casais em Lua de Mel, um a um, foram tratando de se mudar para outros Hotéis.

O mesmo caminho tomaram as famílias que tinham crianças pequenas.

Apesar da bagunça e das deficiências técnicas, nós tivemos de agüentar porque não tínhamos como mudar uma convenção de um Hotel para outro, em meio do caminho. Mas, eu reclamava para o gerente de eventos o tempo todo (coitado).

Pobres garotos chilenos: a direção do Hotel colocou um verdadeiro batalhão de empregados para ficar vigiando-os dia e noite e com isso tiraram-lhes a liberdade. Quem era pego fumando um baseado era multado em cem dólares. "Um absurdo" segundo a garotada que estrilava à beça.

Quando eles foram embora, saíram reclamando dizendo que nunca mais voltariam naquele Hotel e nem o recomendariam para as outras turmas.

Incrível: todos os clientes se foram insatisfeitos prometendo nunca mais voltar lá!

Agora, vejam como tudo poderia ser bem diferente.

Os garotos chilenos ficariam extremamente felizes e satisfeitos se já na recepção pudessem ouvir um som alto e de preferência, pauleira. Que os atendentes do Hotel fossem todos jovens, vestidos como eles. Que o ambiente fosse todo jovem. Que tivessem uma salinha própria para "fumar um baseado". Barzinho com bebida barata para eles não terem de ir comprar pinga no supermercado. Um cineminha pornô, etc.

Os casais em Lua de Mel ficariam extremamente felizes e satisfeitos se o ambiente fosse tranqüilo e aconchegante. Com música ambiente romântica, pouca gente, jantar à luz de vela, etc.

As famílias com crianças ficariam extremamente felizes e satisfeitas se houvesse monitores dia e noite para cuidar dos pentelhinhos, etc.

Os executivos em convenção ficariam extremamente satisfeitos se os recepcionistas trajassem terno e gravata; que o ambiente fosse clean e tranqüilo; que não tivessem de entrar num elevador todo sujo de areia e com gente molhada vinda da praia; que os equipamentos funcionassem perfeitamente bem; que no final dos treinamentos, à noitinha, pudessem tomar um drinque num sossegado piano bar; e etc.

Como fazer para agradar a todos?

IMPOSSÍVEL!

Clientes com necessidades diferentes necessitam de estruturas de atendimento diferentes e específicas para as suas necessidades. E, como você pode ver, essas estruturas são incompatíveis entre si.

A necessidade essencial de todo o universo de pessoas que buscam um Hotel é hospedar-se. Mas esse universo se subdivide em vários subconjuntos com "subnecessidades" próprias.

E, como vimos no exemplo acima, nenhum mágico seria capaz de montar 4 estruturas diferentes no mesmo espaço e ao mesmo tempo para poder atender bem a esses 4 grupos de interesses tão distintos e tão antagônicos.

Para atender a esses 4 grupos, de forma a que eles ficassem felizes e satisfeitos, seriam necessários 4 Hotéis (bem longe um do outro), cada um com a sua própria administração e com a infra-estrutura apropriada ao grupo que pretendesse servir.

Transportando esse conceito para o nosso mundo da segurança.

A necessidade essencial de todo o universo de pessoas que buscam segurança é proteger-se. Mas esse universo também se subdivide em vários subconjuntos com "subnecessidades" próprias.

E, igualmente, nenhum mágico seria capaz de montar tantas estruturas diferentes, na mesma empresa e ao mesmo tempo, para poder atender bem a todo esse universo de "subinteresses" tão distintos e, em muitos casos, também antagônicos e incompatíveis.

Por exemplo: a estrutura necessária para atender clientes que exigem qualidade é oposta àquela necessária para atender clientes de preço baixo.

Preço baixo implica numa estrutura administrativa leve e barata, poucos serviços, produtos populares, economia de escala, etc. e isso é o oposto do que exige o cliente de qualidade.

É por esse motivo que as empresas precisam se definir e se "posicionar" no mercado:

·      Que grupo de clientes deseja atender?

·      Quais são suas "necessidades específicas"?

·      Que tipo de estrutura é preciso montar para atender a esses clientes?

A empresa mais antiga do mundo, a construtora japonesa Kongo Gumi fundada no ano 578, tem se dedicado todos esses anos, exclusivamente, a atender uma única necessidade do mercado: "construir e conservar templos budistas".

Quarenta gerações se passaram e ela continua firme em sua proposta inicial. Tendo faturado 200 milhões de reais no ano passado, a Kongo Gumi é uma referência nessa arte.

Então eu pergunto: "se você quisesse construir ou reformar um templo budista, que empresa chamaria?"

Mas, é preciso sempre ter em mente que para atender bem a um tipo de necessidade, em sua essência, sua empresa precisa ter competência para isso. E isso tem muito a ver com a "competência essencial" do próprio dono.

Se você se sente mais cômodo trabalhando com preço baixo, monte uma estrutura enxuta e procure os clientes sensíveis ao preço e ESQUEÇA os demais. Há muitos clientes de preço baixo no mercado e você pode ganhar muito dinheiro com isso. E, não há nada de errado nisso. É uma estratégia de marketing como outra qualquer.

Todavia, se você se sente mais cômodo oferecendo serviços diferenciados e específicos, ESQUEÇA os clientes de preço baixo porque eles não saberão valorizar isso e tampouco aceitarão pagar por isso. Se insistir, poderá perder dinheiro, porque sua cara estrutura de atendimento não será remunerada pelos clientes de preço baixo.

A chave do negócio é: selecione sua turma e ESQUEÇA o resto.

E acredite: mais importante que saber quem você pode e quer atender é ABRIR MÃO de quem você não pode atender.

Só assim é possível ganhar dinheiro, sendo uma referência naquele nicho de mercado.

Quem quer qualquer cliente do mercado, não importando suas necessidades específicas, acaba tendo prejuízo e corre o risco de ficar sem nenhum, porque um a um eles vão "procurar sua turma". Um lugar que os acolham e os atendam adequadamente.

Procure descobrir sua melhor especialidade e busque os clientes que necessitam do tipo de atendimento que você pode oferecer com mais competência.

 

Prof. Faccin

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