Faccin Consultoria
Consultoria Faccin
Prestamos Consultoria para todo o Brasil, Chile,
Argentina, México, Itália, Portugal e Espanha.

Entre em contato

011 4666-7845 e 9154-9354
contato@faccin.com.br
 

 

 

 

 

Faccin Consultoria

Palestra: "Comportamento Diferenciado" na sua empresa para o seu pessoal da linha de frente"

A natureza das más notícias contagia quem as transmite.

William Shakespeare

O perigo de estampar a marca nos uniformes e nos veículos da empresa é duplo:

1. Associação do comportamento dos funcionários uniformizados e dos motoristas dos veículos logotipados;
2. Divulgação de eventuais deslizes através dos meios digitais e tradicionais.

Associação do comportamento dos funcionários uniformizados e dos motoristas dos veículos logotipados.

As pessoas têm uma reação psicológica automática em relação a coisas que são percebidas como meramente ligadas entre si: elas simplesmente associam uma coisa à outra e transferem de uma para outra os seus atributos, sejam eles positivos ou negativos.

O dito popular, “diga-me com quem andas que te direi quem és” exprime exatamente essa reação psicológica automática, porque as pessoas deduzem que temos os mesmos traços de personalidade dos nossos amigos. Elas simplesmente nos associam e transferem a nós os atributos dos nossos amigos. Sejam eles positivos ou negativos.

Quando os Disc Jockeys ou DJ’s inserem o jingle da rádio no meio, ou logo após uma música de sucesso ser tocada, eles apenas estão procurando associar e transferir os atributos de sucesso da música para a imagem da rádio.

Os anunciantes procuram associar suas marcas a pessoas notáveis, famosas e lindas exatamente para associar e transferir os atributos delas para as suas marcas. Essa associação não precisa ser lógica, apenas precisa ser positiva.

Agora, quando os empregados da sua empresa circulam pelas ruas da sua cidade e ou contatam os clientes, se eles estiverem vestindo um uniforme de bom design, novinho, limpinho e bem passado; se estiverem calçando sapatos novos e bem engraxados; se estiverem com a barba feita, os cabelos cortados e bem arrumados; se tiverem uma aparência saudável; se tiverem um bom comportamento; se forem educados, cavalheiros e gentis, etc. etc. etc. então, certamente os transeuntes e os clientes estarão associando e transferindo para a imagem da sua empresa esses atributos comportamentais positivos deles.

Mas..., se a realidade for outra... Bem, a imagem da sua empresa poderá estar sendo associada a essa outra realidade.

Se os veículos adesivados com a logomarca da sua empresa forem novos, bem conservados e limpinhos; se os motoristas dirigirem com diligência, respeitando os sinais de trânsito e as velocidades permitidas; se forem educados, cavalheiros e gentis; etc. etc. etc. então, certamente os transeuntes e os clientes estarão associando e transferindo para a imagem da sua empresa esses atributos positivos dos veículos logotipados.

Mas..., se a realidade for outra... Bem, a imagem da sua empresa poderá estar sendo associada a essa outra realidade.

Vale ressaltar que quando a empresa anuncia numa revista, todos os leitores dessa revista serão impactados sempre com uma mesma mensagem. Aquela que foi programada pelo anunciante.

Já, quando a empresa estampa sua marca nos uniformes e nos veículos dela, tem pouco controle sobre o tipo de mensagem que será transmitida ao mercado, pois depende do comportamento e das ações de cada funcionário e de cada veículo, a cada momento.

Divulgação de eventuais deslizes através dos meios digitais e tradicionais

Imagine se um cliente irado fizer um vídeo com áudio de um “vigilante uniformizado” dormindo, roncando e babando no seu posto de trabalho e divulgar esse vídeo no You Tube?

Eu sei que se a sua empresa tiver vigilantes, com certeza eles devem ser diferentes dos vigilantes da concorrência e por isso não dormem em serviço... Mas é bom não facilitar...

Porque, se isso vier a acontecer e o vídeo for gracioso e jocoso, poderá cair nas graças dos internautas, virar um hit na web e ganhar o interesse da imprensa, o que poderia fazer um estrago enorme na imagem da sua empresa. Mais ainda, se esse vídeo for habilmente manipulado e explorado por algum concorrente sem muito escrúpulo. É certo que concorrente inescrupuloso é coisa “rara” no Brasil, mas sabe como é... Sempre é bom não facilitar também.

O problema pode agravar-se ainda mais se o vídeo virar hit na web. Nesse caso ele estimulará o público a flagrar mais cenas semelhantes e postá-los na rede. E, se isso acontecer, poderá macular não apenas a imagem daquela empresa em si, mas a imagem da categoria como um todo, com enormes prejuízos para o setor.

A questão é que quando se acessa um tipo de vídeo no You tube, ele automaticamente já lista ao lado todos os demais vídeos similares.

Aliás, no You tube já existe um vídeo postado de um vigilante dormindo e roncando (só faltou babar...). Mas, por sorte o vídeo não tem boa qualidade de imagem, não é gracioso e o logo da empresa não é muito visível. Veja no link: “Celso líder da Usina São Matheus dormindo em seu posto”.

Eu tinha um cliente num estado do sul cujo atendente de alarme foi flagrado pela Polícia totalmente sem roupa fazendo sexo dentro da viatura logotipada numa rua erma da sua cidade.

Imagine o estrago que isso poderia causar na imagem da empresa se essa cena tivesse sido gravada e postada na Internet?

Muitas empresas têm o hábito de dar camisetas e bonés logotipados como brinde. Imagine se uma camiseta ou um boné desses for parar nas mãos de um bandido e este for flagrado furtando ou roubando vestido com essa camiseta ou usando esse boné e alguém gravar essa cena e entregar a mesma para ser divulgada pelo Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão?

É bom nem pensar. Os clubes de futebol às vezes se deparam com esse tipo de problema ao ver a camisa dos seus clubes vestindo um ladrão. Mas, no caso dos clubes, afora as gozações, isso não afeta muito devido à paixão que envolve o torcedor que gera uma fidelidade além da razão.

O perigo de difamação por deslizes cometidos com o uso de camisetas, bonés, uniformes e de viaturas logotipadas ainda não foi totalmente percebido e estudado, como corresponderia.

Mas, ele é real e urgente nos dias de hoje por ser resultante de quatro fenômenos essenciais, sendo que dois deles, os primeiros da lista abaixo, são mais recentes, e os outros dois já são tradicionais:

1. Abundância de equipamentos de áudio e vídeo fixo e móvel, de alta qualidade espalhados por todos os cantos das cidades.

Dados da Anatel indicam que o Brasil terminou 2011 com 242,2 milhões de celulares, o equivalente a 123,87 celulares para cada 100 habitantes. Ou seja, tem mais celulares do que gente no Brasil. E, quase todos esses celulares têm um bom gravador de áudio, foto e vídeo sendo que a maioria tem acesso direto à Internet e aos sites de relacionamento tipo Facebook, You Tube, etc.;

2. Rapidez e facilidade de divulgação do material gravado a custo zero através das mídias digitais sociais, e-mails, etc.;

3. Imprensa espraiada por todos os cantos ávida por descobrir qualquer assunto ou evento capaz de virar polêmica e, ampliá-lo e explorá-lo ao máximo para faturar em cima dele; e

4. Hábito inato e incontido da humanidade de fofocar, de criar boatos, de fuxicar, etc.

Esse conjunto de fatores, atuando junto, acabou por transformar o uso dessa mídia de divulgação de marca – uniforme e veículo logotipado – num elemento de alto risco para a marca de uma empresa.

Basta um cliente irado ou um fofoqueiro em potencial flagrar e gravar um deslize de algum funcionário uniformizado ou de algum veículo logotipado e divulgar isso nos meios eletrônicos e pronto: anos de trabalho para gerar uma imagem de confiança podem ser jogados no lixo de um dia para outro.

Veja no link a seguir o estrago que um vice-presidente da CBF, José Maria Marin, fez na sua própria imagem ao ser flagrado recentemente 'embolsando' uma das medalhas destinadas ao Corinthians, campeão dos juniores. Link: Dirigente furta medalha.

Eu não duvido muito se logo, logo algum concorrente inescrupuloso vier a contratar olheiros especificamente para essa finalidade: “perseguir veículos e funcionários uniformizados da concorrência para flagrar eventuais deslizes e divulgar isso pela Internet”. Existem milhares e milhares de detetives baratos que se prestam a essa finalidade.

E, para uma empresa de serviços, que tem muitos empregados uniformizados, andando e dirigindo pelas ruas, mesmo que eles tenham sido seletamente selecionados, o perigo é muito grande, porque para um deles cometer algum deslize, não é preciso muito. Afinal, o nível de escolaridade no Brasil ainda é bastante insuficiente.

A marca da empresa nos uniformes e nos veículos logotipados é uma mídia boa que pode ser utilizada, mas para isso vários cuidados precisam ser tomados, sendo que o primeiro deles é no sentido de capacitar, conscientizar e motivar esses empregados a terem um comportamento digno quando estão a serviço fora da empresa usando um uniforme ou veículo logotipado.

Essa nossa Palestra “Comportamento Diferenciado”, que é bastante elucidativa, interativa e participativa, foi montada exatamente para essa finalidade: capacitar, conscientizar e motivar os empregados da sua empresa a terem um comportamento adequado quando estão a serviço fora da empresa.

Ela toca fundo na consciência, na mente e no coração dos participantes para que eles possam se dar conta do que estão fazendo com a imagem da empresa e o que precisam fazer para preservá-la e também preservar o seu próprio emprego. Ela é realmente excepcional por ser muito esclarecedora, profunda e estimulante.

Esperando que você contrate ou recomende a nossa palestra, desejo que desfrute um dia muito produtivo alegre e feliz.






Prof. Faccin

 

 
 
 
 
 

Outros Artigos do Prof. Faccin

Copyright 2005-2007 © Faccin Consultoria
Política de Privacidade