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Quanto vale a sua carteira de clientes

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Então, (só para ilustrar) se R$ 1.000,00 fosse o custo real atual para conquistar cada cliente novo e se R$ 441,50 fosse o valor real de cada cliente conquistado, a empresa estaria tendo um prejuízo de R$ 656,92 por cliente novo conquistado (1.000,00-441,50).

Nesse caso, seria bem melhor aplicar o dinheiro a juros de 1% a.m. no mercado financeiro do que investir para ter prejuízo na aquisição de um cliente novo.
Por outro lado, se o custo de marketing para a conquista de um cliente novo fosse igual ou inferior a R$ 441,50 então seria vantajoso conquistar novos clientes e não aplicar o dinheiro no mercado financeiro.

Ainda, se R$ 1.000,00 fosse de fato a realidade do custo de marketing para aquisição de um cliente novo então, sim ou sim, a sua empresa teria de promover uma melhoria na gestão para aumentar a Margem de Contribuição Líquida Mensal para R$ 45.350,00 que aplicados à fórmula ficaria assim:

VAC = 45.350,00 x (0,98536/(1+0,01+0,009+0,011-0,98536) = 20.000 x 22,07 =
VAC = R$ 1.001.032,17 que divididos pelos 1.000 clientes resultaria num VAC por cliente de R$ 1.001,00.

Para aumentar a Margem de Contribuição seria preciso reduzir custos procurando:

• Racionalizar o processo de atendimento dos clientes enxugando todos os tipos de trabalhos desnecessários que agregam custos, mas não valor;
• Reduzir a oferta de serviços adicionais grátis;
• Capacitar melhor os instaladores e técnicos de manutenção para evitar o retrabalho;
• Trabalhar com produtos de melhor qualidade;
• Não fazer mais comodato; etc.

Essas ações poderiam ser combinadas com:
• Aumento no preço das instalações que sempre costumam dar prejuízo;
• Aumento no valor da parcela mensal cobrada dos clientes;
• Aumento na eficiência de captação de clientes através de uma melhor capacitação, treinamento e reciclagem da equipe de vendas para torná-la mais produtiva.

Este aumento na eficiência da equipe de vendas é muito importante, porque, como o custo de marketing incorpora custos fixos e variáveis, e como os custos fixos são variáveis unitariamente, então quanto mais a equipe vender pelo mesmo custo fixo, menor será o custo de marketing unitário fixo e conseqüentemente, menor será o custo de marketing unitário total.
Se precisar de ajuda técnica para comprar ou vender carteiras de clientes, ou para aumentar a rentabilidade da sua empresa, consulte-nos sem compromisso. Essas são algumas de nossas especialidades.

Prof. Faccin

 

 
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