Faccin Consultoria
Consultoria Faccin
Prestamos Consultoria para todo o Brasil, Chile, Argentina, México, Itália, Portugal e Espanha.

Entre em contato

011 4666-7845 e 9154-9354
contato@faccin.com.br

 

 

 

 

Faccin Consultoria

Carro japonês dá muito mais lucro que americano
.

Montadoras asiáticas ganham US$ 2,4 mil a mais por veículo, diz estudo
REUTERS
.
As fabricantes de automóveis americanas estão muito atrás de suas rivais japonesas em termos de rentabilidade. De acordo com um estudo divulgado ontem, as montadoras americanas estão perdendo a disputa com as japonesas por causa de sua estrutura, de sua política de fortes descontos na venda dos carros e dos altos custos dos empregados.

O estudo, feito pela consultoria automotiva Harbour Felax Group, é uma tentativa de quantificar os custos que estão levando para o buraco as grandes montadoras americanas, enquanto as asiáticas ganham cada vez mais espaço no mercado americano.

De acordo com o estudo, a General Motors perdeu no ano passado uma média de US$ 1.271 por cada carro vendido na América do Norte. Na comparação, a japonesa Toyota, que está no caminho de superar a GM como a maior fabricante de automóveis do mundo, registrou um ganho médio de US$ 1.715 por cada carro vendido na região.

A margem de lucro da Nissan Motor, a sexta maior vendedora de carros no mercado americano, foi ainda maior: o ganho médio foi de US$ 2.135 por veículo vendido. A Honda Motor ganhou em média US$ 1.259 por veículo, de acordo com o estudo.

As outras duas grandes montadoras americanas também tiveram resultado ruim em 2005. A Ford Motor teve uma perda de US$ 451 por veículo, enquanto a Chrysler Group, uma unidade do grupo germano-americano DaimlerChrysler, teve um pequeno lucro de US$ 144 por cada carro vendido no mercado americano.

VANTAGEM

Na média, a distância de rentabilidade das japonesas Toyota, Honda e Nissan em relação às americanas GM, Ford e Chrysler é de US$ 2,4 mil por veículo vendido, de acordo com o estudo.

Algumas das diferenças apontadas no estudo são resultado de fatores que vão além do controle das indústrias, incluindo os custos cada vez maiores dos planos de saúde e de um iene mais fraco em relação ao dólar, o que favorece as montadoras japonesas, disse Laurie Harbour Felax, que dirige a consultoria conhecida por seus estudos sobre produtividade.

Para Felax, se as fabricantes americanas melhorassem sua estrutura e mantivessem constantes os preços nas concessionárias, entre outras medidas, poderiam conseguir um ganho de até US$ 1,5 mil por veículo vendido. 'Quando isso é multiplicado pelos números globais de venda, se obtém um ganho enorme.'

O estudo também mostrou que os incentivos às vendas nos Estados Unidos reduziram profundamente a receita por veículo das grandes fabricantes americanas em 2005. Na média, os veículos das empresas americanas foram vendidos a US$ 21.597 no ano passado, 13% abaixo dos preços dos carros japoneses.

 

Mais Artigos

Copyright 2005-2007 © Faccin Consultoria
Política de Privacidade