|
|
Prestamos Consultoria para todo o Brasil, Chile,
Argentina, México, Itália, Portugal e Espanha.
Entre em contato
011 4666-7845 e 9154-9354
contato@faccin.com.br
|
|
|
|
Carro japonês dá muito mais
lucro que americano
.
|
Montadoras asiáticas
ganham US$ 2,4 mil a mais por veículo, diz estudo
|
REUTERS
.
|
As fabricantes de automóveis
americanas estão muito atrás de suas rivais japonesas em
termos de rentabilidade. De acordo com um estudo
divulgado ontem, as montadoras americanas estão perdendo
a disputa com as japonesas por causa de sua estrutura,
de sua política de fortes descontos na venda dos carros
e dos altos custos dos empregados.
O estudo, feito pela consultoria automotiva Harbour Felax
Group, é uma tentativa de quantificar os custos que
estão levando para o buraco as grandes montadoras
americanas, enquanto as asiáticas ganham cada vez mais
espaço no mercado americano.
De acordo com o estudo, a General Motors perdeu no ano
passado uma média de US$ 1.271 por cada carro vendido na
América do Norte. Na comparação, a japonesa Toyota, que
está no caminho de superar a GM como a maior fabricante
de automóveis do mundo, registrou um ganho médio de US$
1.715 por cada carro vendido na região.
A margem de lucro da Nissan Motor, a sexta maior vendedora
de carros no mercado americano, foi ainda maior: o ganho
médio foi de US$ 2.135 por veículo vendido. A Honda
Motor ganhou em média US$ 1.259 por veículo, de acordo
com o estudo.
As outras duas grandes montadoras americanas também
tiveram resultado ruim em 2005. A Ford Motor teve uma
perda de US$ 451 por veículo, enquanto a Chrysler Group,
uma unidade do grupo germano-americano DaimlerChrysler,
teve um pequeno lucro de US$ 144 por cada carro vendido
no mercado americano.
VANTAGEM
Na média, a distância de rentabilidade das japonesas
Toyota, Honda e Nissan em relação às americanas GM, Ford
e Chrysler é de US$ 2,4 mil por veículo vendido, de
acordo com o estudo.
Algumas das diferenças apontadas no estudo são resultado
de fatores que vão além do controle das indústrias,
incluindo os custos cada vez maiores dos planos de saúde
e de um iene mais fraco em relação ao dólar, o que
favorece as montadoras japonesas, disse Laurie Harbour
Felax, que dirige a consultoria conhecida por seus
estudos sobre produtividade.
Para Felax, se as fabricantes americanas melhorassem sua
estrutura e mantivessem constantes os preços nas
concessionárias, entre outras medidas, poderiam
conseguir um ganho de até US$ 1,5 mil por veículo
vendido. 'Quando isso é multiplicado pelos números
globais de venda, se obtém um ganho enorme.'
O estudo também mostrou que os incentivos às vendas nos
Estados Unidos reduziram profundamente a receita por
veículo das grandes fabricantes americanas em 2005. Na
média, os veículos das empresas americanas foram
vendidos a US$ 21.597 no ano passado, 13% abaixo dos
preços dos carros japoneses.
Mais Artigos |
|
|