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Quanto vale a sua carteira de clientes

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Simples, não? E, o mais importante é que ela é extremamente precisa. Eu só não vou desenvolver a fórmula aqui para comprovar sua precisão, porque isso seria um exercício extenso e complexo de engenharia econômica e portanto não faria sentido no bojo deste ensaio.

Nessa altura, você poderia questionar: mas, Professor, o Senhor não leva em consideração a qualidade dos equipamentos instalados, a qualidade das instalações dos sistemas de alarmes, a quantidade de disparos falsos, a quantidade de serviços oferecidos aos clientes em relação ao valor da mensalidade cobrada, ao tipo de cliente (residencial vs comercial), etc.?
E eu respondo: já está tudo considerado na Margem de Contribuição e na Taxa de Retenção.

Explico: uma carteira de clientes cujos equipamentos e instalações fossem de péssima qualidade, iria gerar muito retrabalho e isso aumentaria muito os custos de atendimento reduzindo significativamente a Margem de Contribuição.
Da mesma maneira, se a empresa oferecesse muitos serviços ‘grátis’ para ganhar o cliente, o ‘custo do grátis’ também iria reduzir bastante a Margem de Contribuição.
E, como a margem de contribuição é um multiplicador, quanto menor ela for, menor também será o valor atual da carteira.

Por exemplo, se a Margem de Contribuição fosse R$ 15.000,00 e não R$ 20.000,00 como no exemplo acima, o VAC seria de R$ 331.102,15 e não R$ 441.469,53.
Clientes residenciais normalmente costumam ser mais longevos que os comerciais, principalmente se forem proprietários, mas o tempo de permanência dos clientes na carteira de clientes se reflete na Taxa de Retenção.

Assim, quanto maior for a Taxa de Retenção, maior também será o multiplicador da Margem de Contribuição.

Por exemplo, se a Taxa de Retenção fosse de 0,97536 e não 0,98536, mesmo que a Margem de Contribuição fosse de R$ 20.000,00, o VAC seria de R$ 357.013,18 e não R$ 441.469,53 como no exemplo dado.

Agora que você já sabe calcular o Valor Atual da sua Carteira de Clientes, com os dados acima e com os outros que você coletou para cálculo do Custo de Marketing para Conquistar novos clientes, você pode fazer um outro exercício também muito interessante:
‘Comparar o valor que você está gastando para conquistar um cliente novo no mercado com o valor real de cada cliente da sua carteira atual’.
Veja, se o valor à vista de cada cliente da sua carteira for, conforme o exemplo acima, R$ 441,50, então o valor máximo que você pode gastar para conquistar um novo cliente também só pode ser R$ 441,50.

Esse gasto para conquistar um novo cliente se convencionou chamar de ‘Custo de Marketing de Conquista’ e envolve todos os gastos que a empresa tem com o departamento comercial, propaganda, etc. conforme listinha que apresentamos no ensaio anterior.

Para calculá-lo é preciso somar todos esses custos mensais (mas todos mesmo) e dividir pela quantidade de clientes novos conquistados no mês para se ter o gasto médio por cliente.

Então, supondo que a empresa esteja gastando R$ 1.000,00 (só para ilustrar) para conquistar um novo cliente, o que iria acontecer?
 

OBS. Até hoje eu ainda não encontrei em nenhum dos clientes da nossa consultoria um custo de marketing para conquista de um novo cliente inferior a R$ 500,00. Na realidade está sempre bem acima disso e vários clientes têm apresentado custos bem superiores a R$ 1.000,00.

Portanto, esse número aleatório não é um chute muito distante da realidade da maioria das empresas de monitoramento de alarmes.

E isso, sem que seja feito comodato dos equipamentos (empréstimo sem custo) e cobrando um valor real da instalação. Do contrário, o custo da depreciação dos equipamentos, mais o custo do dinheiro imobilizado, mais os prejuízos do departamento de instalação, precisam ser incorporados ao custo de marketing de conquista de clientes.

 
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