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Quanto vale a sua carteira de clientes

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Vira e mexe um cliente me liga dizendo que está querendo comprar uma carteira de clientes e que não sabe quantas parcelas pagar, porque já ouviu de tudo: 4, 6, 10, 12, 20 e até 22 vezes o valor total da parcela mensal.
Então eu respondo a pergunta com outra pergunta: vem cá, o que exatamente você está querendo comprar, faturamento ou lucro?

Afinal, comprar uma carteira de clientes é uma opção de investimento como outra qualquer e, portanto, a primeira coisa a fazer é saber qual é o retorno esperado desse investimento (lucro) e depois compará-lo com as outras opções de investimentos disponíveis no mercado, sejam eles mobiliários como CDB’s, ações da bolsa de valores, ou imobiliários.

Esse negócio de comprar faturamento (xis parcelas) é um perigo, porque está cheio de empresas no mercado que faturam muito e têm grandes prejuízos. Então, vamos falar de lucro e não de faturamento.

Assim, em primeiro lugar é preciso saber o quanto essa carteira gerou de lucro no mês passado.

Depois, é preciso saber qual a perspectiva real mensal e ‘precisa’ do fluxo de lucro ao longo do tempo.

Finalmente, calcula-se o valor atual (à vista) desse fluxo ponderado pela taxa de retenção real de clientes e, a definir, uma taxa de desconto, uma taxa de risco e uma taxa de trabalho. Aí se obtém o valor exato do lucro esperado por essa carteira.

Agora sim, podemos dividir esse valor pelo faturamento mensal para chegarmos ao número de parcelas.

Depois, é uma questão de se analisar com bom senso. Em linhas gerais, quanto maior for o número de parcelas, melhor será a carteira. Isso indica que a carteira é boa e bastante lucrativa no presente e no longo prazo. O inverso também é verdadeiro.

Ainda, se além da carteira você quiser comprar a empresa também, então é só ver com o contador o valor atual contábil do patrimônio líquido da empresa e checar com o valor efetivo de mercado, depois é somar os direitos, haveres a receber e descontar os passivos trabalhistas, tributários, etc. por fim, adicionar o líquido apurado ao valor atual da carteira de clientes.

A seguir eu vou apresentar uma forrmulinha para você mesmo fazer um exercício de cálculo de forma rápida e prática da sua própria carteira. Essa formula é científica e extremamente precisa. Claro, se você imputar os dados corretos...
No ensaio anterior que nós lhe enviamos sob o título ‘Quanto custa conquistar e manter clientes’ nós abordamos o tema do custo de adquirir um cliente novo (seja comprando da concorrência ou conquistando no mercado); o custo de servir o cliente; e demos um exemplo dos mais variados custos envolvidos para o caso da divisão de alarmes monitorados de uma empresa de segurança.

Caso você não o tenha recebido ou não saiba onde o guardou e deseje ter acesso à ele, basta acessar o nosso site www.faccin.com.br e copiá-lo.
Se você se interessou pelo tema e fez os cálculos, já tem alguns dados para calcular o valor à vista da sua carteira de clientes ou de uma carteira que queira comprar e outros dados importantes para ver até quanto você pode gastar para conquistar novos clientes.

Afinal, para que o investimento na aquisição de um novo cliente traga retorno lucrativo, as mesmas variáveis que devem ser consideradas para calcular o ‘valor à vista’ de um cliente da sua carteira atual, se deve utilizar para calcular o valor máximo que você deve gastar (investir) para garimpar um cliente novo no mercado.
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