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Um país que não aprende

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emitir aos brasileiros é que a profissionalização é a única maneira de resguardar os serviços públicos da sanha da classe política.
Por aqui, a falta de preparo de muitos quadros tem sido fonte de freqüentes erros de gestão e atrasos em decisões de vital interesse nacional, para não citar os incontáveis casos em que os escolhidos acabam protagonistas de escândalos de corrupção.
No setor de transporte aéreo -- uma área técnica por natureza --, a lista de gestores questionáveis começa pelo ministro da Defesa, Waldir Pires, há meses perdido em meio ao caos, e estende-se aos diretores da Infraero, a estatal responsável pela administração e manutenção dos aeroportos, e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), criada há pouco mais de um ano para regular e fiscalizar o setor.
Entregue ao sociólogo petista Milton Zuanazzi, com experiência anterior na área de turismo, a Anac representa o que de pior há em matéria de órgão regulador no país. Simplesmente porque não regula nada. Seu diretor geral foi escolhido apenas por conveniências políticas -- Zuanazzi foi indicado pelo ministro Walfrido dos Mares Guia, de Relações Institucionais.
A agência tem se mostrado inoperante em meio à crise e é acusada de curvar-se aos interesses das companhias aéreas que deveria fiscalizar. Contrariando as opiniões técnicas, que pedem um gradual esvaziamento de Congonhas, a agência acatou a sugestão das empresas aéreas para aumentar o tráfego no aeroporto, recentemente ampliado.
Avisos ignorados
As autoridades brasileiras especializaram-se no “deixa como está para ver como é que fica” em diversas situações de risco iminente para a economia e para a população. Alguns exemplos:

 
Ataques do PCC
Em maio de 2006, a organização criminosa parou São Paulo com uma seqüência de mais de 250 ataques terroristas. Em dois dias, os bandidos assassinaram policiais e civis e atacaram agências bancárias, supermercados e ônibus. Em 2003, o grupo já havia lançado mais de 30 ataques contra policiais na capital e no inte-rior paulista e na Baixada Santista. Na época, o governo paulista reagiu, mas depois relaxou e o grupo se fortaleceu novamente

Febre aftosa
A descoberta de um foco de febre aftosa em Mato Grosso do Sul, em outubro de 2005, provocou o embargo de mais de 50 países à carne brasileira. O setor alertava para os riscos de contaminação, um deles por meio de gado contrabandeado do Paraguai
 
Apagão de 2001
Apesar dos relatórios de especialistas do setor apontando o risco, o governo ignorou a iminência de um apagão no abastecimento de energia elétrica em 2001. O resultado foi que o país teve de enfrentar racionamento no consumo de energia.As empresas tiveram de cancelar investimentos e o crescimento da economia foi freado
 
Nacionalização na Bolívia

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