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Quanto vale a sua carteira de clientes

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É por isso que existem agências internacionais especializadas em calcular o risco de se investir em cada país. Quanto maior for o risco, maior será o spread que o país terá de pagar sobre a taxa básica de juros para poder atrair investidores para os seus títulos.

Os bancos também fazem isso com os clientes. Quanto maior for o risco do cliente, maior a taxa. E se o risco for muito grande, os bancos não emprestam. Aí o sujeito tem de procurar um agiota que cobra uma taxa altíssima devido ao elevado risco que corre.

Os bancos também aumentam ou diminuem o spread em função do momento econômico. Se a economia está em recessão, os riscos de inadimplência são maiores e portanto o spread também é maior. O inverso também é verdadeiro.

No ensaio ‘Quanto custa conquistar e manter clientes’ que lhe enviamos anteriormente você encontra uma listinha dos inúmeros riscos que uma empresa de segurança corre, inclusive para atender aos disparos dos alarmes.
Caso você não o tenha recebido ou não saiba onde o guardou e deseje ter acesso à ele, basta acessar o nosso site www.faccin.com.br e copiá-lo.

Taxa de Trabalho
A Taxa de Trabalho também é um Spread que toda empresa utilizadora intensiva de mão-de-obra (como é o caso das empresas de segurança), precisa cobrar pelo investimento em uma atividade produtiva que dá muito trabalho.

Uma coisa é aplicar o dinheiro a juros numa instituição financeira cujo risco é praticamente nulo e não dá nenhum trabalho e outra, muito diferente, é aplicar numa atividade produtiva altamente trabalhosa como a segurança patrimonial ou eletrônica.

No ensaio anterior nós também apresentamos uma listinha dos diferentes tipos de trabalho que uma empresa de segurança tem para atender aos clientes da área de segurança.

Fórmula de Cálculo do Valor Atual da Carteira de Clientes

A nossa fórmula de cálculo é derivada da que está fazendo muito sucesso em Wall Street atualmente para fusões e incorporações de empresas de todos os portes e tipos e que foi desenvolvida originariamente pelos professores Sunil Gupta e Donald R. Lehmann da Wharton Business School da Columbia University: vac = m*(r/(1+i-r))
Onde:
• vac = valor atual da carteira
• m = margem de contribuição anual
• r = taxa de retenção anual
• i = taxa de desconto anual


Nos Estados Unidos a Taxa de Desconto (i) para aquisição de clientes incorpora a Taxa de Risco (Spread), mas não a Taxa de Trabalho e ela varia entre 8% e 16% ao ano de acordo com a atividade da empresa.

A nossa consultoria ‘tropicalizou’ essa fórmula para adaptá-la à realidade do segmento da segurança aqui no Brasil.
Nos EUA eles trabalham, em geral, com a capitalização anual da margem de contribuição e com taxas anuais de retenção e desconto, o que não se adapta bem ao nosso caso aqui no Brasil que estamos acostumados a raciocinar em base mensal.

Ademais, achamos que seria oportuno separar a Taxa de Risco (spread) da Taxa de Descontos para refinar melhor os números, conforme seja o nível de risco indenizatório dos clientes da área de segurança e acrescentar a Taxa de Trabalho.

Dessa forma, a nossa fórmula passou a ser MENSAL e não ANUAL e ficou assim:

VAC = m*(r/(1+i+s+t-r))
 

• VAC = valor atual da carteira
• m = margem de contribuição líquida mensal
• r = taxa de retenção mensal
• i = taxa de desconto mensal
• s = taxa de risco (spread) mensal
• t = taxa de trabalho mensal

A seguir, daremos um exemplo hipotético com dados aleatórios e fictícios, apenas para mostrar como se faz o Cálculo do VAC - Valor Atual de uma Carteira com supostos 1.000 Clientes de Monitoramento de Alarme.

VAC = ?
• m = R$ 20.000,00 (rentabilidade líquida mensal total das taxas de monitoramento cobradas) ou R$ 20,00 por cliente (20.000/1.000).
• r = 98,536% mensal (inverso da Taxa de Corrosão de 1,464% mensal ou de 16% anual, dado no exemplo anterior)
• i = 1% mensal (valor arbitrário só para ilustrar)
• s = 0,9% mensal (idem)
• t = 1,1% mensal (idem)

VAC = m*(r/(1+i+s+t-r))

VAC = 20.000,00 x (0,98536/(1+0,01+0,009+0,011-0,98536) = 20.000 x 22,07 =
VAC = R$ 441.469,53 ou valor à vista dessa carteira de clientes. Também, podemos dizer que cada cliente dessa carteira hipotética vale, à vista, R$ 441,46 (441.469,53/1000).

Assim, se você fosse vender ou comprar essa carteira de clientes por mais que R$ 441.469,53, o comprador estaria tendo prejuízo. Se fosse comprar ou vender por menos, quem estivesse comprando estaria tendo lucro na transação.
Se fosse vender ou comprar à prazo, haveria que calcular a taxa de juros de mercado para o fluxo de pagamentos combinados.

 
 
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