Faccin Consultoria
Consultoria Faccin
Prestamos Consultoria para todo o Brasil, Chile, Argentina, México, Itália, Portugal e Espanha.

Entre em contato

011 3280-3386
contato@faccin.com.br

 

 

 

Palestra Prof. Faccin Crescimento e Sustentabilidade das Empresas

E, por favor não me venham com essa história de que tem cliente que dá prejuízo, mas tem nome e dá prestígio, porque nome e prestígio de cliente não pagam as contas da empresa no fim do mês. E se a empresa não pagar as contas no fim do mês, não cresce e não se sustenta em longo prazo.
 
Empresa é para dar lucro e quem dá o lucro são os clientes. Assim, o cliente que não dá lucro não está cumprindo o seu papel e não interessa.

Cliente é um bem de investimento como outro qualquer que a gente investe (gasta) para conquistar ou para comprar no mercado (carteira). E como todo investimento, ele tem de dar um retorno compatível.
 
Ademais, ele é um bem de investimento temporário (por diversas razões eles não são eternos) e portanto, é preciso recuperar o investimento feito na sua conquista ou compra e ter lucro enquanto ele está conosco. Porque, depois que ele se foi, adeus...


Especializar-se e aprender a fazer o igual, diferente.

Alguns experts chamam isso de estratégia, outros de posicionamento, outros de ‘oceano azul’, etc.

O jargão de marketing, em si, é irrelevante. O relevante é que toda empresa precisa procurar se ‘especializar’ e ainda, aprender a fazer o ‘mesmo prato’ com um ‘molho’ diferente e mais saboroso que o da concorrência, já que fazer um prato diferente seria por pouco tempo, porque, se for bom, a concorrência irá copiar rapidinho.
Vamos ver um exemplo prático da importância da especialização.
Há algum tempo eu ministrei um curso de seis dias para uma empresa num Hotel no litoral catarinense.
 
Estavam hospedados no Hotel pelo menos 4 tipos diferentes de hóspedes:

  1. Executivos da empresa que assistiam ao meu curso e outros executivos de outras empresas em outras convenções;
  2. Casais em Lua-de-mel;
  3. Famílias em férias com crianças pequenas; e
  4. 350 Jovens chilenos na faixa de 17 anos que vieram em excursão comemorarem a formatura do 2º grau.

O "rebu" estava armado.

Depois de anos de repressão, os jovens chilenos adquiriram o direito (legal) de beber e fumar maconha livremente em seu país.
 
Assim, tínhamos jovens bebendo, se drogando, usando calça caída com meio bumbum à mostra, tatuagens por todos os lados, piercing em todas as partes do corpo, cabelos esvoaçados, etc.

Mesmo sem vocês estarem lá, dá para imaginar o cenário: uma média de dez comas alcoólicos por dia; médico entrando e saindo a todo instante do Hotel; garotos deitados pelo chão no Hall de entrada; bacanal em vários apartamentos; zorra até altas horas da madrugada; cheiro de maconha em todos os andares; etc.

No que diz respeito ao nosso curso, os equipamentos na sala estavam todos com defeito. Ora era a Internet que não funcionava; ora era o microfone que pifava; ora era o “data show” que dava pane, etc.

Palestra Prof. Faccin SP

Fórum Empresarial Fenavist 2008 na Exposec - São Paulo, SP
Página. 03

----------------------------------------------------

Páginas 02 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11

Copyright 2005-2007 © Faccin Consultoria
Política de Privacidade