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Palestra Prof. Faccin Crescimento e Sustentabilidade das Empresas

Os atendentes ficavam que nem barata tonta sem saber a quem atender primeiro. Na hora do almoço e do jantar era um verdadeiro "salve-se quem puder".

O resultado foi que rapidamente, um a um, os casais em Lua-de-mel foram tratando de se mudar para outros Hotéis. O mesmo caminho tomou as famílias que tinham crianças pequenas.

Apesar da bagunça e das deficiências técnicas, nós tivemos de agüentar porque não tínhamos como mudar o curso, de um Hotel para outro, a meio caminho. Mas, eu reclamava o tempo todo para o gerente de eventos.

Pobres garotos chilenos: a direção do Hotel colocou um verdadeiro batalhão de empregados para vigiá-los dia e noite tirando-lhes a liberdade. Quem era pego fumando um baseado era multado em cem dólares. "Um absurdo" segundo a garotada que estrilava à beça.

Quando eles foram embora, saíram reclamando e dizendo que nunca mais voltariam naquele Hotel e nem o recomendariam para as outras turmas.

Parece incrível, mas todos os clientes foram embora insatisfeitos prometendo nunca mais voltar lá!

Agora, vejam como tudo poderia ser bem diferente.
  1. Os garotos chilenos ficariam extremamente felizes e satisfeitos se já na recepção pudessem ouvir um som pauleira e alto; que os atendentes do Hotel fossem todos jovens, vestidos como eles; que o ambiente fosse todo jovem; que tivessem uma salinha própria para "fumar um baseado”; um barzinho com bebida barata para eles não terem de ir comprar pinga vagabunda no supermercado; um cineminha pornô para eles curtirem; etc.
  2. Os casais em Lua-de-mel ficariam extremamente felizes e satisfeitos se o ambiente fosse tranqüilo e aconchegante; com música ambiente romântica; pouca gente; jantar à luz de vela; etc.
  3. As famílias com crianças pequenas ficariam extremamente felizes e satisfeitas se houvesse monitores dia e noite para cuidar dos pentelhinhos, etc.
  4. Os executivos em convenção ficariam extremamente satisfeitos se os recepcionistas trajassem terno e gravata; que o ambiente fosse claro, limpo e tranqüilo; que não tivessem de entrar num elevador todo sujo de areia e com gente molhada vinda da praia; que os equipamentos funcionassem perfeitamente bem; que no final dos trabalhos, à noitinha, pudessem bater um papo tomando um drinque num sossegado piano bar; etc.

Como fazer para agradar a todos esses quatro grupos diferentes de hóspedes?
 
Impossível!
 
Para atender a esses quatro grupos, para que eles ficassem felizes e satisfeitos, seriam necessários quatro hotéis (bem longe um do outro) e cada um com a sua própria administração e com a infra-estrutura apropriada ao grupo de hóspedes que pretendessem servir.
 
Clientes com necessidades diferentes necessitam de estruturas de atendimento diferentes e específicas para as suas necessidades. E, como vocês viram, essas estruturas são incompatíveis entre si.

Palestra Prof. Faccin SP

Fórum Empresarial Fenavist 2008 na Exposec - São Paulo, SP
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